segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Panetone brasileiro é vendido pela metade do preço nos EUA


Produto de 750 gramas foi encontrado por cerca de R$ 11,75 no exterior

34,63% do valor pago pelo produto no Brasil são impostos, diz IBPT

O tradicional panetone, pão com presença garantida na mesa dos brasileiros durante a época do Natal, pode também ser encontrado em muitos outros países, com preço diferente do nacional.

Uma foto divulgada em uma rede social mostra um panetone Bauducco (uma das principais indústrias fabricantes do confeito no Brasil), com gotas de chocolate, sendo vendido em um supermercado norte-americano por menos da metade do preço ofertado em solo nacional.  

A foto não agradou os brasileiros que costumam adquirir o alimento para a ceia de Natal. O preço indicado na imagem exibe o item pelo valor de apenas US$ 4,99, o equivalente a R$ 11,57, na cotação atual do dólar. Por aqui, um item similar da mesma empresa custa, em média, R$ 25.  

O R7, porém, fez uma cotação de preços e registou o produto ilustrado pela própria Bauducco, no site de compras Amazon, por quase R$ 17 (US$ 7,18). A página de vendas Zezoo, também dos dos Estados Unidos, dispõe do mesmo item de 750 gramas por pouco mais de R$ 29 (US$ 12,50).  

Em nota, a Pandurata, fabricante dos produtos Bauducco, esclarece que as práticas de mercado, precificação e incidência de impostos nos dois países são diferentes.  

Carga Tributária  

Segundo cálculos do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), 34,63% do valor pago ao adquirir um panetone no Brasil são destinados a impostos.  

Para o professor de economia da FGV (Fundação Getúlio Vargas), Samy Dana, a questão dos impostos e também da demanda podem definir a venda mais barata de um item fabricado no Brasil, mas essa situação não é comum.  

— Não é mais barato um imposto para levar um produto para fora do País. Em via de regras, a gente conclui que o lucro desse tipo de produto deve ser muito alto.  

Variação no País  

De acordo o gerente de economia e pesquisa da APAS (Associação Paulista de Supermercados), Rodrigo Mariano, a variação de preços entre estabelecimentos ocorre por vários fatores, mas, principalmente, pela estrutura de custos da empresa. No caso dos produtos natalinos, como o panetone, a procura maior no período das festas inflaciona os preços.  

— A demanda desses produtos é muito alta no final do ano e o preço é muito mais caro. Todo ano sempre vai aumentar porque tem aumento da demanda. Se a questão dos impostos fosse menor, a demanda seria maior e o preço dos produtos diminuiria.

Transcrito do Portal R7


Reclame ou tudo continuará do jeito que está ou cada vez pior.



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