sábado, 14 de maio de 2011

Seu Computador Operacional em 8 segundos


A BIOS, velha conhecida dos um pouco mais entendidos de informática parece que vai se aposentar. Embora a computação caminhe a passos largos no seu desenvolvimento, algumas peças parece que pararam no tempo, utilizando tecnologias bem antigas e desatualizadas que é o caso da BIOS e dos HDs.

Ao contrário da BIOS até agora, os HDs já começaram a dar sinal de evolução e largaram os processos mecânicos de gravação de dados nos discos e adotaram o formato sólido, parecido com pendrives atuais que fornecem uma velocidade infinitamente superior e não mais pode ser considerada uma das peças mais lentas de um computador atual. Os chamados SSDs já estão no mercado há algum tempo, apesar de bastante caros, sua popularização é questão de tempo.
Parece que agora chegou a vez da BIOS, para quem não tem idéia do que seja, ela se trata de um programa feito em linguagem básica computacional, chamada Assembly. Essa linguagem era utilizada nos primeiros computadores e no caso da BIOS perdurou até hoje. A função da BIOS talvez seja uma das mais importantes no computador que é de coordenar e organizar as funções para o carregamento do sistema operacional, mas a forma como isso é feito vai mudar, continue lendo e conheça a nova tecnologia.

A nova tecnologia que promete aposentar a BIOS velha de guerra se chama UEFI (Unified Extensible Firmware Interface), por essa tecnologia ser capaz de ser carregada por qualquer tipo de memória e já estar integrada com todos os drivers necessários para operação, fornece um desempenho bem maior que a BIOS antiga.

Além de permitir uma maior interação e melhorias gráficas como sua operação através do mouse, ela permite um tempo de boot extremamente mais rápido, em cerca de 5 a 13 segundos o computador já estará totalmente operacional.

O UEFI também permite incluir outras funções na inicialização do computador, como o acesso ao drive de discos óticos, conectividade com a internet, disponibilização de pastas armazenados no disco local, utilização de mensageiros instantâneos, implementação de aplicativos de entretenimentos (inclusive jogos), entre outros recursos.

É uma boa notícia ver que os velhos conceitos remanescentes dos primeiros computadores começam a se modificar e trazer maquinas realmente de ponta capazes de melhorar aquelas agarradas que um computador convencional usando BIOS e um HD mecânico é capaz de gerar e agregar mais estabilidade aos computadores pessoais.

Apesar da boa notícia para os amantes da informática, a tecnolgia deve demorar um pouco para chegar por aqui, mas enquanto isso não acontece.

Nenhum comentário: