terça-feira, 31 de maio de 2011

Polícia Civil tem nota 1,81 numa escala até 10

A verdade é que as Polícias nunca estiveram a serviço da população, principalmente as mais humildes.

Ser policial virou sinônimo de estabilidade no emprego, aposentadoria com menos tempo de serviço que as demais categorias, benefícios e o bônus que o cargo propicia.


A Polícia Militar devido a sua hierarquia tem mais lisura que a Polícia Civil. Se bem que ultimamente isto está indo por terra.


Já a Polícia Civil... essa nem tenho comentários.

Grandes poderes, Grandes responsabilidades.
Foi-se o tempo que Policial era sinônimo de Herói.

Um estudo divulgado nesta terça-feira pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostra que, de 0 a 10, a população dá nota 4,55 à Justiça brasileira.

O segmento do sistema de Justiça pior avaliado é a Polícia Civil - segundo o levantamento, em uma escala de 0 a 4, as pessoas ouvidas deram nota 1,81.

"O contato da população com as polícias civis é diário, próximo, o que afeta a percepção, mas o estudo levanta a questão sobre o inquérito policial. Será que ele não é muito burocrático e dificulta a ação da Justiça?", questionou Fábio de Sá e Silva, técnico de planejamento e pesquisa e Chefe de Gabinete da Presidência do Ipea.

A melhor nota, 2,2, foi dada à Polícia Federal e à Promotoria. "Na teoria da opinião pública, existe a ideia de que a exposição midiática favorece uma avaliação positiva e talvez a cobertura das operações da PF tenha influenciado o resultado", disse Silva.

Os juízes receberam nota 2,14, os defensores públicos 2,04 e os advogados, 1,96.

O estudo também questionou 1.750 pessoas sobre os tipos de problema que costumam resolver no sistema Judiciário. Os conflitos familiares e os episódios de crime e violência são os que mais motivam a busca pelo Judiciário. Previdência e relações de consumo e negócio são os menos resolvidos pelos caminhos oficiais.

"É fácil entender porque a população procura a Justiça para resolver crimes e episódios de violência. Elas precisam registrar os casos, fazer Boletins de Ocorrência, até para justificar casos em que, por exemplo, é preciso acionar o seguro do carro. O que não dá para entender é porque, num país com um sistema extenso de seguridade social, com um código de consumidor moderno e com o consumo crescente, as pessoas não busquem o litígio nos casos de Previdência e relações comerciais. Será que é falta de confiança na Justiça?", questionou Silva.

A pesquisa ouviu 2.770 brasileiros em todos os Estados do país. A margem de erro por região é de cinco pontos percentuais

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