sexta-feira, 13 de maio de 2011

Mauricio de Sousa: Esse merece!

.
Mauricio de Sousa toma posse na Academia Paulista de Letras

Mauricio de Sousa, 75, foi empossado na noite desta quinta-feira (12) como membro da Academia Paulista de Letras (APL). O desenhista assume a cadeira 24, antes ocupada pelo poeta Geraldo de Camargo Vidigal, morto em agosto do ano passado.

Criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa é o primeiro quadrinista ser empossado pela Academia.

A cerimônia ocorreu no auditório da sede da APL, no largo do Arouche, região central de São Paulo.

Ao final do ato solene, bonecos de personagens de Mauricio de Sousa --Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e Chico Bento-- interagiram com o público que estave na cerimônia.

"O largo do Arouche está em festa", disse o deputado federal Gabriel Chalita (PSB-SP) e acadêmico em seu discurso de saudação oficial. O político foi escolhido por Mauricio de Sousa para dar a mensagem de boas-vindas e discursou por 12 minutos. De acordo com o protocolo da Academia, o membro a ser empossado é quem escolhe o acadêmico que faz a saudação oficial.

Chalita agradeceu ao convite e disse que a chegada de Mauricio à APL marca um momento de maior aproximação da Academia com as crianças. "Mauricio já produziu mais de um bilhão de gibis. Já escreveu para inúmeras gerações. É alguém que ficará para sempre na nossa história e imaginação."

Para o presidente da Academia, Antonio Penteado Mendonça, "Mauricio é, sim, um escritor. Ele teve uma das mais expressivas votações da história da APL".

Dos 39 acadêmicos, 38 votaram a favor e um se absteve.

A APL já tem um projeto de parceria com o novo acadêmico para aproximar a Academia do público leitor. Segundo Mendonça, Mauricio de Sousa disponibilizará duas páginas dos gibis para que os leitores possam escrever contos e poemas poderão enviá-los para a academia. Os membros da APL escolherão os melhores textos que serão transformados em quadrinhos.

De acordo com a APL, o projeto deve ser implementado a partir de outubro.

Nenhum comentário: