quinta-feira, 26 de maio de 2011

IBM supera valor de mercado da Microsoft após 15 anos

.
A IBM superou sua antiga rival Microsoft em valor de mercado nesta segunda-feira pela primeira vez desde abril de 1996.


A IBM dominou a indústria de computadores por décadas até a Microsoft começar a fornecer o sistema operacional Windows no começo da década dos anos 1980, mudando a cara da indústria.

O fundador da Microsoft Bill Gates quebrou um paradigma no setor, apostando que o software seria mais valioso que o hardware. Em 1999, a Microsoft tinha valor de mercado três vezes maior que o da IBM.

Enquanto a Microsoft crescia, a IBM era classificada como uma empresa antiquada, lenta e que não seria capaz de acompanhar a revolução tecnológica.

Desde o estouro da bolha de Internet em 2000, o jogo parece ter se invertido: as ações da Microsoft estão estagnadas, com investidores duvidando de sua habilidade de se mover além do Windows e do pacote de aplicativos Office, enquanto rivais mais jovens como Google e Facebook ganham destaque.

Ao mesmo tempo, a IBM se reestruturou como uma especialista em software de negócios, servidores e consultoria --se distanciando do negócio de PCs.

Um investidor que comprou 100 mil dólares em ações da IBM e a mesma quantia em ações da Microsoft 10 anos atrás teria atualmente cerca de 143 mil dólares com a primeira e 69 mil dólares com a segunda empresa.

A ressurgente Apple superou a Microsoft em valor de mercado no ano passado e atualmente é com folga a empresa de tecnologia mais valiosa do mundo.

De acordo com dados da Reuters, o valor de mercado da Apple estava em 308,3 bilhões de dólares nesta segunda-feira. A IBM valia 203,5 bilhões de dólares, enquanto a Microsoft tinha um valor de 201,1 bilhões de dólares.

Perto do fechamento dos mercados acionários dos Estados Unidos nesta segunda, as ações da IBM cediam 1,2 por cento e as da Microsoft caíam 1,4 por cento.

Nenhum comentário: