quinta-feira, 26 de maio de 2011

Baterias: Descarregá-las totalmente causa danos


Muitos se perguntam se as baterias de notebooks, netbooks e celulares atuais “viciam” como era perceptível há alguns anos atrás. Em busca de evitar o problema, alguns usuários chegam a retirar a bateria dos notebooks enquanto há uma tomada por perto e sempre gastam toda a carga antes de plugar o computador na tomada novamente.

Será que essas práticas tem algum fundamento comprovado? E as baterias de hoje, apresentam ainda a possibilidade de serem viciadas pelo mau uso? Antigamente, os usuários tinham de drenar o conteúdo de níquel (NiMH) das baterias dos notebooks. Isso, porque muitas vezes, a bateria não lembrava qual era a carga nominal o que impedia que os dispositivos ligassem, se não estivessem 100% carregados.

As células de carga dos laptops de hoje, à base de lítium, porém, podem sofrer se ocorrer descarga completa. A capacidade que elas têm em recarregar é afetada uma vez que, quimicamente, há maior resistência em pegar carga novamente. Assim o tempo de vida útil dessas baterias é reduzido.

A única circunstância em que descarregar a bateria totalmente é aconselhado, se dá em casos de última medida, quando ela não responde mais a nenhum apelo do usuário. Nessa hora, drenar a bateria pode até salvar essa importante peça do dispositivo móvel.

Nenhum comentário: