domingo, 31 de outubro de 2010

Dilma Presidenta entra para história.

.
A primeira mulher eleita presidente do Brasil, Dilma Vana Rousseff, é uma mineira radicada no Rio Grande do Sul, filha de uma professora e de um imigrante búlgaro. Neste domingo (31), a economista – e avó – de 62 anos conquistou o direito de exercer seu primeiro cargo eletivo. À trajetória dela se misturam alguns dos episódios marcantes da história recente do Brasil, como a resistência à ditadura, a redemocratização do país e a consolidação de uma ordem política equilibrada entre dois blocos pelo PT e pelo PSDB.

Dilma nasceu em 14 de dezembro de 1947, em Belo Horizonte. Entrou na política ainda no antigo colegial, na oposição ao regime de exceção instaurado em 1964. Começou na Organização Revolucionária Marxista – Política Operária (Polop), movimento que, na sua origem, era uma espécie de coalizão de dissidentes, com quadros do PCB, do PSB e do trabalhismo, além de trotskistas e outros marxistas. Na Polop, ela conheceu o primeiro marido, Cláudio Galeno de Magalhães Linhares. Ao lado dele, mais tarde, optou pela luta armada e se juntou ao Comando de Libertação Nacional (Colina).


O ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel conheceu Dilma nessa época e é amigo pessoal da nova presidente até hoje. “A Dilma é, e sempre foi, uma pessoa muito inteligente, acima da média. Ela tem uma bagagem cultural muito grande, lia muito desde menina, talvez por influência do pai”, conta. O pai, Pedro Rousseff (Pétar Russev, na língua materna), era um imigrante búlgaro que criou os três filhos com rigidez europeia em Minas Gerais. A mãe, Dilma Jane Silva, era professora.

Em 1970, quando já fazia parte da Vanguarda Revolucionária Palmares (VAR-Palmares), Dilma Rousseff foi presa pela Operação Bandeirante e detida no Departamento de Ordem Política e Social (Dops), onde foi torturada. Condenada pela ditadura, foi levada ao Presídio Tiradentes. Foi libertada no fim de 1972 e se mudou para Porto Alegre, terra de seu segundo marido Carlos Franklin Paixão de Araújo, com quem teve sua filha, Paula.

“Dilma teve uma experiência muito dura na prisão”, conta Pimentel. “Por isso, é uma pessoa que conhece muito bem onde estão os seus limites. Isso faz dela uma mulher muito forte”, diz o ex-prefeito.

Na capital gaúcha, ela cursou ciências contábeis na Universidade Federal do Rio Grande do Sul de 1974 a 1977. Com a volta de Leonel Brizola ao país após a Anistia, Dilma se filiou em 1980 ao recém-fundado Partido Democrático Trabalhista (PDT). Até 1985, ela trabalhou como assessora de deputados do partido na Assembleia Legislativa do estado.
Dilma (no alto) com a famíliaDilma (no alto) com a família (Foto: Roberto
Stuckert Filho)

“Dilma tem uma biografia política relativamente recente”, afirma o cientista político Marcelo Coutinho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “Ela começa com um papel em um momento histórico muito importante para o país. Depois, se retira, passa a se dedicar mais à família e reaparece no Rio Grande do Sul, para atuar junto ao PDT”, explica.

O ex-governador do RS Alceu Collares conta sobre a atuação de Dilma nos primórdios do PDT. “Dilma estava junto com a gente desde o começo das conversas sobre o que a gente queria que fosse o movimento dos trabalhistas”, conta. “Fizemos reuniões para montar nosso plano de governo para Porto Alegre. Grande parte desses programas foi feita na casa dela”, diz ele.

Em 1987, Dilma foi secretária das Finanças da prefeitura da capital gaúcha, sob a gestão de Collares. Em 1989, virou diretora-geral da Câmara dos Vereadores. Quando Collares foi eleito governador do estado, Dilma passou ao cargo de presidente da Fundação de Economia e Estatística (FEE) do RS, onde ficou de 1991 a 1993, quando virou secretária de Energia, Minas e Comunicações.

“Escolhi a Dilma para as duas secretarias porque ela sempre demonstrou muita experiência. Ela é uma mulher determinada”, afirma Collares. “Dizem que ela é brava. Não é. É determinada”, afirma.

Com o fim do mandato de Collares, a nova presidente do Brasil voltou para a FEE, até 1997. Em 1998, Olívio Dutra, do PT, foi eleito governador com o apoio do PDT de Dilma e ela voltou à Secretaria de Energia, Minas e Comunicações. Mas quando Brizola e o PDT romperam com os petistas, Dilma e outras lideranças do partido no Rio Grande do Sul optaram por deixar o PDT e se unir ao PT de Dutra.

“Ela vinha de uma linha brizolista, mas sempre teve uma ligação muito forte com o PT, então não foi uma grande surpresa”, diz Coutinho.

Dilma ficou no cargo até o fim do governo Dutra, em 2003, e participou das negociações do governo do Rio Grande do Sul com o governo federal para gestão da crise energética de 2001.

Governo Federal

Quando Lula assumiu o governo, Dilma foi chamada para assumir o Ministério das Minas e Energia e evitar um novo apagão. “É aí que ela passa a ter um papel de fato importante”, avalia o professor da UFRJ. “Dilma teve ampla liberdade para montar sua equipe e fez um trabalho positivo”, afirma Coutinho. “No mais, é uma passagem que se destaca por uma forte lealdade ao presidente Lula, que garante que ela abra espaço no governo”.
Dilma Rousseff em campanha em Belo Horizonte, ao lado de Fernando PimentelDilma Rousseff em campanha em Belo Horizonte,
ao lado de Fernando Pimentel
(Foto: Roberto Stuckert Filho)

No ministério, Dilma apresentou um modelo para mudar a regulamentação do setor elétrico, mantendo a presença privada, mas aumentando as funções de regulamentação e controle do Estado. E lançou o projeto “Luz para Todos”, para levar energia elétrica às áreas rurais ainda não atendidas pelas redes principais do país.

Após o escândalo do mensalão, que derrubou o então ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, Dilma foi convidada por Lula para a função, em 2005. “Na Casa Civil, Dilma coordenou todas as ações do governo, as bem e as mal sucedidas”, diz Marcelo Coutinho.

Ali, ela trabalhou na formulação do principal projeto do segundo mandato de Lula, o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), um conjunto de iniciativas de infraestrutura, habitação, transportes e geração de energia. Repetidas vezes, durante o lançamento do projeto e a campanha presidencial de 2010, Lula a chamou de “mãe do PAC”.

Para Alceu Collares, a popularidade de Lula na presidência se deve diretamente ao trabalho de Dilma. “Quando o Dirceu estava lá, a Casa Civil fazia encaminhamentos de projetos. Com a Dilma, passou a cuidar da execução de projetos”, diz ele. “A minha observação é que a Casa Civil passou a ter alguém que estava fazendo um bom trabalho, começou o aumento na popularidade do presidente”, avalia.

Em abril de 2009, Dilma convocou uma coletiva de imprensa para anunciar que estava se submetendo a um tratamento contra um câncer em seu sistema linfático. Após sessões regulares de quimioterapia em São Paulo, seus médicos anunciaram que ela estava curada em setembro do mesmo ano.

Em março de 2010, Dilma deixou o cargo no governo para se lançar à Presidência da República, apoiada por Lula. Para seu lugar, ela indicou Erenice Guerra, que, em setembro, se demitiu após ter seu nome envolvido em suspeitas de tráfico de influência na pasta.
Dilma Rousseff com o presidente Lula durante comício em BrasíliaDilma Rousseff com o presidente Lula durante comício em Brasília (Foto: Roberto Stuckert Filho)

Para Coutinho, a indicação de Dilma Rousseff à Presidência era um movimento esperado desde 2008. “Em 2008, Lula já tinha claro quem ele queria lançar para sua sucessão e essa pessoa era a Dilma”, afirma. “Apesar da pouca tradição e de um perfil mais burocrata, ela foi aprendendo nos últimos meses a ser política”, avalia.

Conhecida pela personalidade forte, Dilma é “afável no trato pessoal”, segundo Fernando Pimentel. “É uma pessoa muito divertida entre amigos e familiares. No trabalho ela é muito exigente, consigo mesma e, logo, com os outros”, afirma.

“Dilma caminha na vida política brasileira com consciência”, diz Alceu Collares. “Ela não se deixa levar por oba-oba e toma decisões de acordo com sua consciência”, afirma.

Para Marcelo Coutinho, o brasileiro pode esperar “um governo de relativa continuidade”, mas “uma líder menos carismática”. “É normal historicamente que líderes extremamente carismáticos, como foi Lula, sejam seguidos por pessoas mais low profile”, afirma.

Porque Dilma tem de passificar o país se foi o Serra que disseminou a campanha do ódio?

.
O Aécio Neves não é isso tudo que aparenta ser. É mais mídia que fato. Não passa de um Collor Mutante.


O Aécio Neves é engraçado. Saiu do governo de Minas e deixou o estado “arrumado”:
- Sem metrô descente
- Sem Anel rodoviário
- Com as rodovias estaduais as MG’s cobrando pedágio
- Sem hospitais
- O Trânsito de BH um caos
- Construiu um Centro Administrativo para inglês ver
- Um aeroporto longe e pequeno
- Escolas estaduais pouco aumentaram
- Vale do Jequitinhonha umas ainda pobre se nao fosse o bolso família

Belo Horizonte caiu da 2a. posição para a 6a. posição no ranking de cidade mais populosa do Brasil. Perdemos para Salvador, Brasília e Fortaleza.
O cara viajou o mundo todo e foi incapaz de trazer a modernidade do primeiro mundo para Minas Gerais. Político demagogo e oportunista.

Se fosse realmente bom e pensasse em Minas e não apenas na sua carreira política tinha feito de Minas um estado melhor. Mas é esta a sensação que mineiros esclarecidos constatam não. O TERCEIRO estado mais rico do Brasil está no DÉCIMO lugar do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)


1° Distrito Federal: 0,874.
2° Santa Catarina: 0,840.
3° São Paulo: 0,833.

4° Rio de Janeiro: 0,832.
5° Rio Grande do Sul: 0,832.
6° Paraná: 0,820.
7° Espírito Santo: 0,802.
8° Mato Grosso do Sul: 0,802.
9° Goiás: 0,800.
10° Minas Gerais: 0,800.
11° Mato Grosso: 0,796.
12° Amapá: 0,780.
13° Amazonas: 0,780.
14° Rondônia: 0,756.
15° Tocantins: 0,756.
16° Pará: 0,755.
17° Acre: 0,751.
18° Roraima: 0,750.
19° Bahia: 0,742.
20° Sergipe: 0,742.
21° Rio Grande do Norte: 0,738.
22° Ceará: 0,723.
23° Pernambuco: 0,718.
24° Paraíba: 0,718.
25° Piauí: 0,703.
26° Maranhão: 0,683.
27° Alagoas: 0,677.

Que "CHOQUE DE GESTÃO" é esse que deixa o estado no 10 lugar?

Agora vem com esse que é preciso acabar com o ódio? Mas foi o partido dele mesmo que inventou o ódio. O tempo todo dizendo que o Serra era do Bem e o restante do mal. Quem acredita no mal é porque já o fez ou o usa para amendrontar.

O ex-governador Aécio Neves (PSDB), recém-eleito senador pelo Estado de Minas Gerais, disse nesse domingo (31) que o próximo presidente da República precisa “pacificar o País”. Ele ainda considerou desnecessária a declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que José Serra sairá “menor das eleições”.

Depois de votar, em São Bernardo do Campo, Lula criticou o que chamou de "campanha do ódio" por parte da oposição e afirmou que Serra sairia "menor dessa campanha".

“É preciso que nós amadureçamos a nossa democracia e que nós tenhamos a capacidade de sentarmos à mesa em busca do consenso para as questões que sejam importantes para o país”, completou o tucano, que desponta como uma das principais forças políticas da oposição em uma eventual vitória de Dilma Rousseff (PT).

Europa antecipa vitória de Dilma

.
O Presidente do Brasil não tem dúvidas de que Dilma será a sua sucessora e descarta participação em eventual Governo trabalhista.

"Ela [Dilma Rousseff] vai tomar posse no dia 1 de Janeiro. Nesta data eu desembarco e ela continua tocando o nosso barco", disse Lula da Silva, à saída da escola Doutor João Firmino Corrêa de Araújo, em São Bernardo do Campo (SP), onde votou por volta das 12h30 (de Lisboa).

O Presidente brasileiro garantiu ainda que "não há possibilidade" de, num eventual Governo de Dilma Rousseff, exercer um cargo no Executivo.

"A Dilma eleita precisa de construir um Governo com a cara dela, com pessoas em que ela confie. Ao Presidente só cabe torcer para que a Dilma faça mais do que eu fiz. Mais saúde, mais escola, mais empregos", disse.

"Eu tenho ainda o que fazer pelo Brasil. Eu tenho uma relação muito forte com o movimento social. Quero continuar rodando o Brasil e fazer com que as suas experiências bem sucedidas sejam divididas com outros países, sobretudo com África e a América Latina. A única coisa que eu não quero é ter tarefa no Governo e nem no partido", sublinhou.

Questionado sobre uma possivel candidatura ao cargo de Presidente em 2014, Lula respondeu: "Não. Eu não tenho vontade".

Quanto à campanha para as presidenciais, Lula da Silva condenou a actuação do candidato conservador, considerando que José Serra foi muito agressivo com a candidata trabalhista Dilma.

Cerca de 136 milhões de eleitores brasileiros escolhem hoje o novo Presidente da República. As sondagens dão a Dilma uma folga de 12 a 14 pontos sobre Serra.

Lula da Silva, antigo operário metalúrgico e sindicalista, privado constitucionalmente de disputar um terceiro mandato, deixa a Presidência da República no próximo dia 1 de janeiro, após oito anos de Governo.

LULA

.
LULA
Não foi perfeito, foi autêntico

Não pensou para falar, falou o que pensou

Não quiz agradar a todos, mas todos foram agradados

Não quiz aparecer, mas apareceu

Não quiz entrar para a história, mas entrou

TODOS SÃO DO BEM!

.

Para o PT TODOS são do bem. Ao contrário de alguns partidos que dividiram os brasileiros entre os do BEM e os do MAL.

O Partido dos Trabalhadores não é um partido perfeito como gostaríamos que fosse. Por outro lado abriga em sua legenda e simpatizantes valores democráticos de aceitação de que não somos iguais. De que somos uma nação miscigenada, misturada, diversa, onde respeitar não significa aceitar para si mas aceitar aquilo que é eu não concordo ou aceito mas que tem todo o direito que eu.

Tentaram dividir a população brasileira dividida com assuntos individuais. Colocaram lente de aumento em assuntos menos importantes fazendo mutações para que parecessem relevantes. Implantaram sentimentos de separação e ódio em um povo pacífico.

Quem acredita no mal é porque tem medo dele. Quem dissemina a idéia do mal agora, depois usa o medo para dominar. Usa o bem para acabar com o mal criado por ele mesmo.

Não devemos ter medo e sim CORAGEM.

Pelo autor.


De outro Blog: http://www.publistorm.com/serra-e-do-bem-serra-e-do-bem/

Quem é Serra? Serra não é um conjunto de montanhas?
Poderíamos fazer essas perguntas sem problemas. O que as torna ridículas é o fato de que sabemos que estamos em período eleitoral e por isso o nome Serra, que constantemente é citado nas mídias, faz total sentido. Para uma pessoa, no entanto, que desconhecesse o fato das eleições, não faria o menor sentido. Partindo disso, temos aceitado e legitimado que a população, os eleitores, tem total compreensão que o nome Serra é um candidato à presidência. Não discutimos os pormenores, como histórico de vida, que também é agregado à imagem do candidato por quem tem o conhecimento dessas informações, que sabemos, não são muitos…

É do Bem! Mesmo? Quem é do mal? Existe um mal? Ó, criemos um mal!
Do bem? Quando li o slogan da campanha do Serra logo me senti incomodado. Do bem? Por que do bem? Onde os marqueteiros de um candidato de direita, ex-governador de São Paulo, estavam com a cabeça? Ora, se você parte do pressuposto que se alguém ou algo é do bem, logo, temos um mal. Subentende-se, aqui que a candidata adversária de Serra é o mal (não dito) no slogan. Elas por elas, a Dilma é do mal! Quem diz isso não sou eu, que fique claro, é a campanha do Serra, ok? Mas…

Se Serra É do bem, quem o nomeou do bem? O povo? O povo não foi! Ele perdeu as últimas eleições para o então presidente Lula e perdeu o primeiro turno para a candidata Dilma. Logo, Serra se autoproclama como o “bem” encarnado na figura de José Serra! A não ser que ele tenha um contato direto com o poder divino e não sabemos, vai ver é com @ocriador (http://sacdivino.org/). De qualquer maneira, Viva José Serra! Long live to the King! King? King?? Hum, Só dos tucanos, exceto os que a Marina protege. (deu pra entender o trocadilho, meio ambiente, animais, etc.).

Eu, eu mesmo.
A verdade é que mesmo espalhando esse monte de palavras e análises, algo ainda me incomoda. Sim, ainda é o.. DO BEM. Percebo que me frustra como eleitor brasileiro, apaixonado por meu país, minha pátria, a ponto de achar que todas as casas deveriam ter uma bandeira verde e amarela a tremular na sua porta, me frustra saber que existe um mal na história. Se existe, quem é? Vejo críticas (não construtivas, baixaria mesmo), ataques o tempo inteiro. Cadê as propostas? Só no livro mesmo, ou então.. naquele arquivo pdf, no link que fica no cantinho direito inferior da página dos candidatos, lá, onde todo mundo lê. Sem demagogia, ambos têm um histórico que se fosse para ser pontuado, perderíamos… alguns dias. Não cabe a mim, não aqui. Só ressalto que ambos já tiveram cargos importantíssimos e duradouros no governo brasileiro. Se 1% do que um acusa o outro for verdade… que Deus nos proteja. Pensando bem, acho que é mentira dos dois, né?!

Partindo de que ambos sejam candidatos à presidência “bonzinhos”, Serrinha e Dilminha, eis que surge o mal sobre Dilminha. Marqueteiros. Sim, é da cabeça desses aí que vem o mal, o bem.. e seja mais lá o que. Nada disso importa na verdade. É mais fácil conduzir o cidadão a travar e entender uma luta entre o bem e o mal do que dar condições para que esse reflita sobre o caráter dos candidatos, suas propostas, sua história.. as consequências.

Aí eu pergunto: Serra é do bem? Dilma é do mal?
Coliseu lotado, ou quem sabe um grande circo, uma ópera em Milão, um tango na Argentina, José Serra (bem) VS Dilma Rousseff (mal)… é tudo a mesma coisa. O espetáculo está aí, escancarado para quem quiser entender e assistir. Ficar brincando de bem ou mal, é a mesma coisa que brincar de qual é mais bonitinho (alguém ganha?). Fato: No dia das eleições, que possamos votar não pelo bem ou pelo mal, mas por nosso Brasil.

Senador Jarbas Vasconcelos perdeu um grande momento de ficar calado



Quem é Jarbas Vasconcelos?
Wikipédia: Jarbas de Andrade Vasconcelos (Vicência, 23 de agosto de 1942) é um advogado e político brasileiro. Foi prefeito do Recife, governador de Pernambuco e Senador.

Políticos brasileiros só sabem reclamar. Arregaçar as mangas e trabalhar ninguém quer. Criticar e falar o que tá errado eles adoram, mas apontar e fazer o que tem de ser feito ninguem faz. Quando alguém faz todos criticam. Um bando de "bundas moles" isso sim.

Cuspindo no prato que o alimenta:

No início de 2009 aceitou ser entrevistado pela revista Veja e expressou seu desencantamento com o PMDB e os rumos políticos dados pelo Governo do presidente Lula. A entrevista teve grande repercussão política na imprensa nacional, uma vez que o senador acusava seu próprio partido de fazer parte de práticas de corrupção generalizadas com o governo federal.

A Namorada de 18 anos do Governador Jarbas Vasconcelos:
Aos 18 anos, a miss Pernambuco é a namorada do governador Jarbas Vasconcelos, foi a primeira a saber de sua desistência em ser vice de José Serra, defende o MST e quer votar em Roseana Sarney.

Agora todos podem ver a ex-miss na revista masculina mais vendida do país.

Com o título acima, a revista masculina Playboy apresenta seu recheio de abril. A modelo da capa é a ex-dançarina do Tchan, Sheila Carvalho, mas o recheio é o que está causando verdadeiro frisson em Pernambuco: a bela modelo, ex-miss Pernambuco e namorada do senador, Meyrielle Abrantes. Sem dúvidas o senador, defensor da moralidade política, tem uma bela musa inspiradora!

MORALISTA: Que atire a primeira pedra quem não tiver pecado senador.
"Os evangélicos pagaram o pato", afirma Jarbas Vasconcelos. Senador fez carreata no último domingo de campanha O senador Jarbas Vasconcelos, candidato do PMDB ao Governo de Pernambuco, comentou a ação que o PT moveu, anteontem, contra o ato promovido por pastores em Jaboatão dos Guararapes. O grupo protestava contra propostas polêmicas que seriam defendidas pelo partido, como legalização do casamento homossexual e do aborto. "É porque o PT não tolera crítica. Lula não tolera crítica e o PT também... O governador aqui (Eduardo Campos, PSB) vem da mesma escola, a escola de Lula, também não quer crítica, quer que tudo seja bem, não quer oposição, não quer o contraditório, enfim, quer exterminar a oposição. Os evangélicos pagaram o pato esse final de semana", criticou o senador.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

DILMA ROUSSEFF: PRIMEIRA PRESIDENTA DO BRASIL

.

PORQUE DILMA ROUSSEFF?

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, tem sua história contada em "Vultos da República", lançamento da Companhia das Letras. O livro, que reúne os melhores perfis políticos publicados pela revista "Piauí", conta como, ao conhecer Lula em 2001, Dilma impressionou o presidente com seu laptop.

O texto sobre a ex-ministra das Minas e Energia e da Casa Civil, escrito originalmente em julho de 2009 pelo jornalista Luiz Maklouf Carvalho, ocupa 48 páginas da obra de 296 páginas. Para compor o perfil sobre Dilma, Carvalho informa ter entrevistado 70 fontes em quatro meses de apuração. A obra traz ainda episódios das biografias de José Serra, Marina Silva, Fernando Henrique Cardoso, José Dirceu, entre outros nomes.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva contou a "piauí", em uma entrevista no fim de 2008, como conheceu Dilma Rousseff.

"Eu sabia que ela era secretária do Olívio Dutra, mas não tinha muito contato, até porque ela era do PDT. Quem cuidava do meu grupo de energia era o Pinguelli Rosa. Então, a gente tinha, a cada ano, três, quatro reuniões com vários engenheiros do setor energético. Já próximo de 2002, aparece por lá uma companheira com um computadorzinho na mão. Começamos a discutir e percebi que ela tinha um diferencial dos demais que estavam ali porque ela vinha com a praticidade do exercício da Secretaria de Minas e Energia do Rio Grande do Sul. Aí eu fiquei pensando: acho que já encontrei a minha ministra aqui. Ela se sobressaiu em uma reunião com quinze pessoas. Pela objetividade e pelo alto grau de conhecimento do setor. Foi assim que ela apareceu no meu governo."

As reuniões com Lula ocorriam no Instituto Cidadania, em São Paulo, que ele montou para fazer as vezes de governo paralelo. O físico e engenheiro nuclear Luiz Pinguelli Rosa era a estrela maior, seguido de Ildo Sauer. A missão deles era elaborar a plataforma da área de energia para a campanha presidencial. Em junho de 2001, Pinguelli convidou Dilma a participar. "Ela era uma menina tímida no meio de grandes professores", disse Ildo Sauer. "Mas toda hora ela puxava aquele computador, que parecia ter tudo, até análise sobre o aço da palheta da turbina." Algumas vezes Dilma levou, como convidado, o engenheiro Luiz Oscar Becker, seu subordinado na secretaria gaúcha. Já separada de Araújo, Dilma e Becker eram namorados. (A ministra não quis comentar sua ligação com Becker).

Olívio Dutra disse que, "depois da eleição, o Lula me consultou. Eu falei para ela: 'Olha, Dilma, o Lula vai te convocar para a transição na área de Minas e Energia e te digo que tem mais coisas para tu assumir'". O que o Lula viu nela?, perguntei, e Olívio respondeu: "Um certo comedimento, o fato de ela ter uma visão articulada da área, uma discrição, uma modéstia sem falsidade. Ela com o laptop dela. Está tudo organizado ali. Tem números, elementos, quadros. Ela é sempre afirmativa. Posso ter pesado um pouco na balança naquele momento, mas, da transição para a frente, o mérito é todo da Dilma".

Ela contava com o apoio de dois pilares do governo: Antonio Palocci, da Fazenda, e José Dirceu, da Casa Civil. Mas o escândalo do mensalão provocou a queda de José Dirceu. E o caseiro Francenildo dos Santos Costa teve o seu sigilo bancário violado e Palocci saiu do governo. Com o debacle dos dois, em vez de perder poder, Dilma ficou mais forte: Lula a nomeou chefe da Casa Civil.

O ministro da Comunicação Social, Franklin Martins, que trabalha no mesmo andar de Gilberto Carvalho, é um dos três ex-guerrilheiros do primeiro escalão, junto com Carlos Minc, do Meio Ambiente, e Dilma Rousseff. Brinquei com Martins dizendo que o governo Lula era o que tinha o maior número de ex-guerrilheiros no mundo. "Um dos maiores", ele devolveu, sorrindo. Por que Lula escolheu Dilma para a Casa Civil? "Naquele momento, ela tinha conquistado uma confiança muito grande do presidente", respondeu Martins. "O Ministério das Minas e Energia não era periférico. Lula sabia que outro apagão seria desastroso. E ela executava, trazia resultados. Lula percebeu que ela fazia as coisas andarem."

Quando começaram a circular no governo rumores de que a Petrobras havia descoberto enormes depósitos de óleo no fundo do mar, Clara Ant, assessora especial do presidente, cruzou com a chefe da Casa Civil num corredor do Planalto e lhe disse, entusiasmada: "Dilma, você é o nosso pré-sal!". A ministra não entendeu a brincadeira. Clara Ant queria dizer que, pela sua avaliação do xadrez político, Dilma tinha condições de ser uma peça no jogo sucessório, talvez a rainha. A ministra era uma descoberta inesperada e com enorme potencial futuro - um pré-sal político.

Os nomes de que Lula dispunha para jogar no tabuleiro sucessório cabiam nos dedos da sua mão. Todos eram ministros e do PT: Marta Suplicy, do Turismo, Tarso Gento, da Justiça, Fernando Haddad, da Educação, e Patrus Ananias, do Desenvolvimento Social. Cada qual tinha sua cota de virtudes e problemas. Marta é mulher e é conhecida nacionalmente, mas foi derrotada por José Serra na eleição para a prefeitura de São Paulo. Tarso foi responsável pela implantação de um dos programas vitoriosos do governo, o ProUni, e assumiu a presidência do PT e pacificou o partido num momento de grande perigo, a crise do mensalão. Mas está à esquerda de Lula e lidera uma das tendências minoritárias do PT. Haddad é jovem, operoso e não tem imagem de político. Mas nunca disputou eleição, não tem trânsito junto ao empresariado nem proximidade com o presidente, além de não dispor de apoio na base principal do PT, São Paulo. Patruz Ananias é sério, mas seu trabalho no governo não deslanchou e é desconhecido fora de Minas Gerais.

O poder de batom

.
Mulheres Presidentas

As mulheres ocupam cada vez mais cargos de chefia de Estado e estão presentes nos parlamentos do mundo inteiro.

Angela Merkel: conservadora, ela é a primeira mulher escolhida para assumir o cargo de chanceler da Alemanha, o terceiro maior PIB do mundo

Política parece ser uma palavra do gênero masculino. No mundo inteiro, desde as primeiras civilizações, o poder sempre foi exercido pelos homens. Mas isso está mudando. Aos poucos, as mulheres começam a ganhar terreno no tabuleiro das relações internacionais. Dois casos recentes ilustram o novo cenário. A Alemanha escolheu pela primeira vez uma mulher como chanceler, em novembro. Trata-se da conservadora Angela Merkel, de 51 anos, bióloga, casada pela segunda vez, sem filhos.

No Chile, a socialista Michelle Bachelet, de 53 anos, separada e mãe de três filhos, venceu com folga o primeiro turno da eleição presidencial, realizada em dezembro. Bachelet, Pres. Chile

Nenhuma segue o tradicional modelo feminino de mãe de família. Não é pouca coisa uma mulher ter assumido o comando da Alemanha, o terceiro maior PIB do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e Japão, mesmo com o baixo índice de crescimento econômico dos últimos anos. Curiosidade: Angela Merkel é protestante, apesar de líder da União Democrata Cristã, partido tradicionalmente dominado por católicos. Já o Chile é um país conservador, onde a lei do divórcio só foi aprovada no ano passado, e mal resolvido com seu período militar. Michelle Bachelet foi presa e torturada e namorou um guerrilheiro. 'Sou mulher, socialista, vítima da ditadura, separada e agnóstica. Junto cinco pecados capitais', ironiza.

Michelle Bachelet: presa e torturada durante a ditadura de Augusto Pinochet, venceu com folga o primeiro turno da eleição presidencial do Chile, em dezembro

Angela Merkel e Michelle Bachelet são casos emblemáticos, mas não isolados. As mulheres têm ocupado cada vez mais cargos de chefia de Estado. Até o final de 2005, governavam dez países: Nova Zelândia, Bangladesh, Moçambique, Irlanda, Finlândia, Letônia, Filipinas, Sri Lanka e Libéria, além de Alemanha . Ainda é pouco - são 191 os países membros da ONU.


Presidenta da Finlândia mas representa um aumento considerável da participação feminina no poder em relação a duas décadas atrás, quando a britânica Margaret Thatcher, a dama-de-ferro, era a única a liderar uma nação. Antes dela, apenas quatro mulheres haviam passado pelo mesmo posto.

As mulheres estão mais presentes também em cargos legislativos. Segundo a União Interparlamentária, com sede na Suíça, elas ocupam atualmente 16% dos parlamentos no mundo. Há dez anos, esse índice era de 11,2%. Cotas mínimas obrigatórias vigoram em 50 países, entre eles o Iraque e o Afeganistão.

A bancada do batom tem uma participação particularmente expressiva nos países europeus. A Suécia é a campeã, com 40,4% dos assentos. A Espanha tem 36% de deputadas e oito ministras, metade do total. A menor proporção é a da Grécia, com 6,3%. No Brasil, os índices também são baixos: 8,2% na Câmara dos Deputados, 5,9% no Senado e três ministras, de um total de 35.

Luísa Diogo: primeira-ministra de Moçambique desde 2004, ela é economista e já esteve à frente do Ministério da Fazenda.

De acordo com teóricas como a antropóloga Helen Fisher, as mulheres estão mais habituadas a exercer várias atividades ao mesmo tempo, além de ter uma visão mais ampla das situações. Mas o que elas podem aportar à política? 'As mulheres têm uma sensibilidade maior com questões sociais', afirma Anders Johnsson, secretário-geral da União Interparlamentária. Ele cita o exemplo da primeira-ministra da Nova Zelândia, Helen Clark. Desde que assumiu, em 1999, ela conseguiu equilibrar as finanças públicas, reduzir o desemprego e aumentar a rede de proteção social. Os entrevistados de uma pesquisa do Instituto Gallup acham que as mulheres se dedicam mais ao combate à pobreza e à educação, além de serem mais diplomáticas. Outro estudo aponta que elas são vistas como menos corruptas.

Novas chefes de Estado devem surgir em breve. Na França, a pouco mais de um ano das eleições, Ségolene Royal e Martine Aubry disputam a indicação do Partido Socialista. As pré-candidaturas geraram comentários machistas da oposição: 'Quem tomará conta dos filhos?'. 'Isso não é concurso de beleza'. 'Vocês pediram autorização aos respectivos maridos?'. Nos Estados Unidos, a republicana Condoleezza Rice e a democrata Hillary Clinton poderão se enfrentar na campanha de 2008. Actual secretária de Estado, Condoleezza foi apontada como a mulher mais poderosa do mundo pela revista 'Forbes'. A senadora Hillary ganhou popularidade ao enfrentar com dignidade as traições do marido, o ex-presidente Bill Clinton. Também suavizou sua opinião em temas como aborto e começou a marcar posição em relação à política externa americana. Será o maior confronto feminino pelo poder de todos os tempos.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Apple quer comprar a Sony!

.

As ações da Sony chegaram a avançar quase 3% nesta terça-feira (26) após informações de que a companhia japonesa seria um potencial alvo de aquisição da Apple.

A especulação foi fortalecida por uma reportagem publicada no sábado pelo site Barron, afirmando que a Apple estaria considerando uma grande aquisição e apontando Adobe, Sony e Disney como potenciais alvos. Uma porta-voz da Sony, Sue Tanaka, disse que a empresa não comenta rumores ou especulações.

Durante teleconferência com investidores e jornalistas em 18 de outubro, o presidente-executivo da Apple, Steve Jobs, foi questionado sobre o que a companhia faria com os US$ 51 bilhões em caixa. "Gostaríamos de nos manter preparados porque acreditamos que existirão uma ou mais oportunidades estratégicas no futuro", disse Jobs.

Alguns analistas foram céticos quanto à viabilidade de uma aquisição. "Se a Apple tentar comprar a totalidade da Sony, será uma oferta hostil, e isso provavelmente não vai acontecer no Japão", disse um analista em Tóquio, que pediu para não ser identificado. "Não acredito que a Sony gostaria de se unir à Apple, considerando que está trabalhando com o Google para concorrer com ela", acrescentou. As ações da Sony fecharam com alta de 0,7% nesta terça-feira.

Sony anuncia fim da venda do Walkman para fitas cassete no Japão

.
A Sony anunciou nesta segunda-feira (25) que não venderá mais Walkman para fitas cassete no Japão, 31 anos depois do lançamento do produto que modificou a vida cotidiana dos japoneses.

Qualificado pela Sony de "produto do século", o Walkman, originalmente um reprodutor de música para fita cassete com fones de ouvido, fabricado na China, continuará sendo comercializado no exterior. As vendas devem cessar no Japão ao fim do estoque de modelos já entregues às lojas.

Em três décadas, a Sony afirma ter vendido mais de 220 milhões de Walkman em todo o planeta. Com a obsolescência da fita cassete, a marca Walkman permanece viva nos modelos digitais para Compact Disc (CD), Mini-disc (MD), discos rígidos e pen drives.

Estação Espacial Internacional muda órbita para driblar lixo espacial


O comando espacial da Rússia solicitou nesta terça-feira (26) que a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) modifique ligeiramente sua órbita a fim de evitar a colisão com um pedaço de lixo flutuante que seria capaz de provocar um sério dano à nave, informaram autoridades.

As autoridades determinaram que fossem disparados os propulsores de posicionamento por 180 segundos às 8h25 (horário de Brasília) para mudar a órbita em 700 metros, informou o controle da missão em um comunicado. A nova órbita permitirá que o objeto não identificado passe a 1,5 quilômetro de distância da estação.

"Há uma chance em mil de colisão, mas decidimos esta manhã que isso era muito", afirmou uma porta-voz do controle da missão por telefone.

Três russos e três norte-americanos estão a bordo da estação, um projeto de US$ 100 bilhões que envolve 16 países.

No ano passado, os astronautas deixaram brevemente a estação por causa da ameaça apresentada por um pedaço de lixo de apenas um centímetro de comprimento. Os especialistas afirmam que os objetos pequenos podem danificar gravemente uma aeronave, pois viajam em torno de 7,5 quilômetros por segundo.

domingo, 24 de outubro de 2010

Melhor Chaves de todos os tempos

.

Imagens que valem mil palavras

.

Momento do Riso



.

A LUTA DO MUNDO PELA TAXA DE CAMBIO
Manchete do jornal LA HORA (Chile)

Enquantos muitos economistas brasileiros do apocalipse criticam a nossa moeda dizendo que o Real está valorizado e que a culpa é do governo, se esquecem que todas a moedas estão valorizadas frente ao Dolar (EUA) e Yan (China).

Comunicade Européia, Japão, Austrália, Brasil, Chile, Argentina, Africa do Sul, Nova Zelandia estão sendo prejudicados por essa guerra cambial.

Mas para a oposição e para quem ler apenas a VEJA, assiste ao Jornal Nacional e ouve a CBN, a culpa é do Lula. Oposição incapaz de enxergar a realildade mundial pois fica fechada no seu mundinho de quem é do bem e quem é do mau. Não é a toa que vai passar mais 8 anos tentando voltar.


Filhos: Saiam da barra da saia de suas mães!

.
Alunos brasileiros aproveitam férias para estudar idiomas fora do país

Mais do que o período de recesso escolar, as férias de dezembro e julho se tornaram temporadas mais requisitadas para estudar idiomas fora do país. Há escolas em muitos países que recebem estudantes brasileiros para cursos que duram até quatro semanas e incluem passeios e atividades após as aulas.

A procura pelos programas que funcionam como uma espécie de 'test-drive' para quem quer fazer intercâmbios mais longos tem aumentado a cada ano. E o inglês ainda é o idioma mais requisitado, de acordo com representantes de agências especializadas.

Segundo a gerente de cursos no exterior da Student Travel Bureau (STB), Marcia Mattos, os brasileiros são muito esperados nos cursos de férias, o que facilita a adaptação. "O brasileiro é generoso, curioso, se integra muito bem e é bom de esporte. Os jovens que vão têm muita curiosidade e segurança na decisão que estão tomando", afirma.

Atualmente, há programas de intercâmbio para crianças a partir de 8 anos de idade, segundo Marcia Mattos. Há cursos com focos específicos, como moda, esporte, cultura ou arte. Para a gerente, o programa traz uma experiência valiosa pois ajuda o jovem a entender a importância de aprender o inglês, prepara para um programa mais longo e traz mais segurança tanto para o aluno quanto aos pais. "Hoje é necessário ter inglês fluente e uma terceira língua em progresso. Quando volta, o aluno continua se comunicando em inglês pelas redes sociais", diz.

Algumas agências de intercâmbio promovem encontros com os estudantes que vão viajar com os que já passaram pela experiência para oferecer mais segurança aos participantes. Cada país tem suas regras para visto, trabalho e hospedagem próprias para estes alunos.

sábado, 23 de outubro de 2010

10 alimentos que despertam o desejo sexual

.
Alimentos que melhoram e despertam o desejo sexual

Cada um desses alimentos traz alguma substância importante para nossa vida sexual. Então, bon appétit para todos:

1 – Banana
Não, não é para fazer nada do que você está pensando. É para comê-la mesmo. A banana melhora o desempenho sexual, pois é rica em magnésio que ajuda na circulação. Outro fator importante é que ela ajuda na produção de serotonina, conhecida popularmente como o “hormônio da felicidade”.

2 – Ovo

O ovo possui duas vitaminas importantes, que melhoram a libido e a produção hormonal.

3 – Romã
Essa é importante para quem tem namorada ou quer descolar uma. A romã aumento o desejo sexual feminino, além de melhorar o desempenho nos homens.

4 – Guaraná
O guaraná é uma fruta que possui muitas substâncias que ajudam na hora do vamos ver. O mais importante é que essa fruta faz com que o homem e a mulher tenham uma liberação de calor maior, esquentando as coisa, literalmente.

5 – Amêndoas
Essa é ótima para os homens, pois aumenta a produção de testosterona e de esperma.

6 – Semente de abóbora


Essa sementinha é perfeita para quem sofre de ejaculação precoce. Ela possui uma substância que ajuda na luta contra esse problema.

7 – Cravo, noz moscada, canela e outros
Essas especiarias são ótimas, principalmente para as mulheres. Elas ajudam na lubrificação vaginal.

8 – Gengibre
Gengibre é muito bom, por que ele ajuda a se ter uma ereção mais duradoura, para as mulheres ele ajuda na lubrificação.

9 – Chocolate
Chocolate é o melhor alimento para os momentos mais quentes. Ele possui tiramina e feniletamina que são considerados as “drogas do amor”.

10 – Mel

O mel é muito bom na hora do sexo, pois ele libera histamina o que aumenta muito o prazer.

Bradesco nega falha no sistema e causa prejuízos a seus clientes

.
Falha impede clientes do Bradesco de fazer pagamentos e saques em ao menos 5 Estados e no DF.

Correntistas do Bradesco enfrentaram dificuldades para fazer transações bancárias no noite desta sexta-feira em diversas regiões do país. Uma falha no sistema do banco impediu que clientes realizassem serviços como pagamentos com cartões de crédito e débito no comércio, saques pelos terminais eletrônicos e consultas pela internet e telefone.


Ao tentar acessar a conta pela internet, o cliente recebia a seguinte mensagem: "Servidor sem comunicação ao Host. Aguarde alguns instantes". Pelo Fone Fácil Bradesco uma gravação eletrônica informava que o serviço esta inoperante.

Pelo Twitter, diversos clientes do banco relataram problemas na hora de efetuar pagamentos com cartões de crédito e débito em São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Maranhão e no Distrito Federal.

Procurado pela Folha, o diretor da Bradesco Cartões, Marcelo Noronha, informou que não havia nenhum tipo de problema com os serviços de pagamentos.

Mas em sua página no Twitter, por volta das 21h50, o Alô Bradesco informava aos clientes que estavam com problemas para acessar a página do banco na internet que "área responsável já estava tomando medidas para a normalização do sistema o mais breve possível";

Por volta das 2h deste sábado, o banco informou aos correntistas que o problema ocorreu por causa de "indisponibilidade sistêmica e que o serviço já havia sido normalizado".

Cães farejadores ajudam a preservar baleias no Pacífico

.
Cientistas americanos estão usando cães farejadores para ajudar na preservação de populações de baleias no oceano Pacífico.
A ideia de treinar cachorros para detectar fezes de baleia boiando na água surgiu da necessidade de estudar esses animais enormes que passam quase toda a sua vida embaixo da água.

As fezes contêm informações sobre os níveis de estresse e fertilidade da baleia, sua nutrição e a exposição do animal à poluição. Esses dados permitem que os cientistas descubram o que está por trás do declínio da população de baleias na região.

"Há algo muito importante no uso de habilidades, que não envolvem alta tecnologia, mas que são altamente eficientes, de um animal para ajudar a preservar outro. E para os cachorros, isso é um jogo de esconde-esconde. Eles adoram", diz Rolland.

O repórter da BBC Andrew Luck-Baker passou um dia inteiro em um barco com o labrador Tucker, procurando fezes de baleia.

Segundo ele, o trabalho do cachorro é fundamental, já que as fezes boiam por, no máximo, 45 minutos antes de afundar entre as ondas. Se as condições de vento foram ideais, um cão como Tucker pode farejá-las a mais de 1,6 mil metros de distância e guiar o barco até elas.

Quanto mais amostras forem coletadas, mais robustas são as conclusões sobre o que está afetando as baleias.

TURISTAS ESTRESSAM BALEIAS


As análises de laboratório já confirmaram as suspeitas de que o número de turistas aumenta o nível de estresse das baleias, através do cruzamento de informações sobre os números de barcos no mar e a quantidade de cortisol, o hormônio do estresse, presente nas amostras de fezes em um determinado dia.

Os dados revelaram que os barcos particulares geram mais estresse para os animais que as operadoras comerciais, porque tendem a chegar mais perto das baleias e agir de forma irresponsável.

Mas o grande problema para as baleias parece ser que há menos peixes, e eles são menores do que costumavam ser, disponíveis para sua alimentação hoje em dia.

Segundo os especialistas, as baleias tem que trabalhar muito mais para conseguir a mesma quantidade de comida, porque peixes como o salmão estão se tornando mais raros devido à pesca comercial e à construção de represas.

Por ajudar a descobrir informações tão importantes para a preservação das baleias, cachorros como Tucker ganham uma recompensa: uma brincadeira animada com uma bola por cada amostra de fezes descoberta no oceano.

Suicídios de jovens gays chama a atenção de Barack Obama

.
O presidente dos EUA, Barack Obama, se disse "chocado e triste" pelos suicídios recentes de jovens alvos do chamado "bullying" --humilhação por colegas-- por serem gays.

"Como pai de duas filhas, isso parte meu coração. É algo que simplesmente não deveria acontecer nesse país", disse Obama em uma mensagem aos jovens divulgada na noite de ontem (21) pela Casa Branca.

Para o presidente dos EUA, já é tempo de os americanos desfazerem o mito de que o "bullying" é "apenas um rito de passagem normal".

"Eu não sei como é sofrer humilhação por ser gay. Mas eu sei como é crescer sentindo que você não pertence [a um meio]", disse Obama. "É duro."

"Quero dizer o seguinte: vocês não estão sozinhos, vocês não fizeram nada de errado, vocês não fizeram nada para sofrer isso. Vocês verão que as suas diferenças são uma fonte de orgulho e força", afirmou.

O "bullying" contra gays ganhou repercussão recentemente devido a uma série de suicídios de jovens alvos de humilhações.


Asher Brown, 13, de Houston, matou-se com a arma do próprio pai. Tyler Clementi, 18, de New Jersey, pulou de uma ponte após ser gravado secretamente --e depois exposto na internet-- por seu colega fazendo sexo com outro garoto. E Jaheem Herrera se enforcou no armário após semanas dizendo que era insultado e chamado de gay por colegas.

Masika Bermudez, mãe de uma outra vítima, de 11 anos, que se suicidou no ano passado, escreveu a Obama pedindo ajuda para acabar com esse tipo de violência.

No começo desta semana, a secretária de Estado, Hillary Clinton, também havia se manifestado sobre o tema, se dizendo entristecida pelos suicídios.

"Essas mortes recentes são uma lembrança de que os americanos têm de trabalhar duro para superar o ódio."