segunda-feira, 16 de novembro de 2009

a Terra está mais quente a cada dia...

.
Que a cada dia está mais quente disso ninguém duvida. O que antes era uma sensação agora é uma constatação.

A Groenlândia está derretendo. Mas nova pesquisa mostra que ela está desaparecendo mais rapidamente do que se imaginava. Os resultados poderiam significar que o nível dos oceanos também está aumentando mais rapidamente.

O cume gelado do Monte Kilimanjaro já é passado, pois existe muito menos neve lá agora do que há 20 anos. Possivelmente, em dez anos não haverá neve, indicou a pesquisa, a mais detalhada já realizada. A causa mais provável, afirmam pesquisadores, é o aquecimento global. Geleiras tropicais, como o Kilimanjaro, estão entre os lugares mais vulneráveis da Terra à elevação da temperatura.

Sem neve, única estação de esqui da Bolívia deverá desaparecer. A estação de esqui mais alta do mundo e a tradição de esquiar dos bolivianos deverá desaparecer junto com a neve de Chacaltaya.

Os esquiadores bolivianos perseverantes ainda se gabam deste lugar, indagando onde mais alguém é capaz de esquiar acima das nuvens, a uma altitude estonteante de 5.300 metros, com uma vista do Lago Titicaca no horizonte. Mas o orgulho por esta estação de esqui, a única da Bolívia, logo dá lugar à triste constatação de que a geleira que antigamente circundava o hotel com quantidades copiosas de neve e gelo está derretendo rapidamente.

Atribuindo o derretimento à crescente emissão de gases causadores do efeito estufa que provocam o aquecimento global, os cientistas afirmam que a tradição de esquiar da Bolívia acabará quando a modesta pista de esqui de Chacaltaya desaparecer para sempre dentro de poucos anos.

Nenhum comentário: