domingo, 22 de novembro de 2009

Saveiro: Missão Impossível

.
Ainda não foi desta vez que a Saveiro entrou para o “Hight Society” das picapes.

A Volkswagem anunciou aos quatro cantos que desbancaria a Fiat Strada com lançamento da nova Saveiro. Como foi lançada em setembro/09 ainda é cedo para sentenciar um veredicto, mas o certo é que um carro que já foi líder nos anos 80 era de se esperar uma melhor colocação nas vendas.
Será que o consumidor perdeu a percepção da Volkswagem para picapes?

Nome tem
Preço tem
Motor tem
Design tem
Equipamentos tem
O que está faltando?

Nas vendas de picapes e utilitários pequenos a nova Saveiro aparece em 5º. Lugar tanto de janeiro a outubro quanto apenas a partir dos meses que foi lançada: setembro e outubro.
É uma posição muito incômoda para a Volkswagem que terá de convencer os atuais donos de Stradas, Montanas, Ecospotes e S10 a comprarem a nova Saveiro na troca dos seus carros velhos e aos novos compradores.

Isto me fez lembrar da Gradiente, aquela marca que era referência em som mas quando se meteu a fabricar TV não se saiu muito bem.
A Voks demorou muito para reagir. Custou para reformular a saveiro. A cabine estendida somente agora que foi incorporada, coisa que a Fiat adotou desde há décadas e agora já inovou com a cabine extendida.

No passado a Saveiro era conhecida como “carro de boy”. Chegou até a lançar os modelos Sunset , Surf e Summer. Perdeu esse nicho quando esses “boys” cresceram, casaram, constituíram família e empresas, e viram na Strada a lembrança de um carro jovem, remetendo ao passado de liberdade e aventura. Taí o sucesso da Strada Adventure.
Com o lançamento da Saveiro Trooper a Volks espera resgatar um pouco do prestígio que teve no passado. Mas acho pouco para tirar da Fiat os Órfãos da Saveiro que ela soube tão bem acolher.

Nenhum comentário: