sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Divulgadas na internet mais de 573 mil messagem do 11 de setembro

.
O site Wikileaks, criado em 2006 por jornalistas, matemáticos, dissidentes e especialistas em tecnologia dos Estados Unidos, Taiwan, Europa, Austrália e África do Sul, que permite a internautas colocar online qualquer tipo de documento anonimamente, internet publicou nos últimos dois dias o que diz ser mais de 573 mil mensagens enviadas via "torpedo" durante os ataques de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos.

As mensagens haviam sido trocadas entre 03h00 do dia dos atentados (hora local, 05h00 em Brasília e cinco horas antes de o primeiro avião atingir uma das torres do World Trade Centre) e 03h00 do dia seguinte, entre cidadãos comuns e entre funcionários de agências do governo americano.

As mensagens são dos mais diversos tipos, de parente se comunicando até relações comerciais.

Mas o fato que me chamou a atenção lendo a matéria no próprio site Wikileaks é que estamos muito vulneráveis a termos nossas mensagens de SMS, e-mail ou MSN interceptada e levadas público por qualquer pessoa. Diz ainda o site, que mensagens como estas não são criptografadas, por tanto sem nenhum segurança para quem envia ou recebe.

"Estou bem, ouvi o avião e depois ouvi ele bater. Te liguei em casa... obrigado por ter me ligado!", diz uma das mensagens, enviada às 9h30 no dia dos atentados.

"Bush está falando agora. Espero que você consiga assistir!", diz outra.

E ainda: "Fiquem em casa por causa dos ataques terroristas em nosso país. Não vão para o centro até serem avisados."

Outras mensagens são recorrentes, como esta: "Por causa do incidente no WTC, vamos adiar a colocação dos preços até os mercados se estabilizarem."

Nenhum comentário: