segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Chá verde: Emagrece e previne pedras nos rins

.
O consumo de chá verde pode ajudar a prevenir o doloroso problema das pedras nos rins, segundo estudo da Universidade Sichuan, na China. De acordo com os autores, alguns compostos do extrato do chá verde podem se ligar ao oxalato de cálcio – principal componente dos cálculos renais – dificultando a formação dessas pedras nos rins.

Os especialistas examinaram os efeitos de um concentrado de chá verde na cristalização do oxalato de cálcio usando uma variedade de técnicas avançadas de imagem. E os resultados mostraram que, com o crescimento da quantidade do extrato aplicado, os cristais de oxalato de cálcio ficavam cada vez mais lisos, fazendo com que fosse mais difícil a formação de cálculos maiores. Segundo os autores, esses cristais menores seriam liberados, sem problemas, pela urina.

O Chá verde é uma bebida de origem chinesa e muito disseminado pelo continente asiático, feito da erva Camellia sinensis. Além de prevenir doenças cardiovasculares, colesterol alto, câncer e envelhecimento, fortalecer veias e artérias, também é usado para emagrecer, além de ser rico em vitaminas.

Apesar de não resolver todos os problemas de emagrecimento, a bebida pode ajudar. De que forma? Primeiramente, aumenta o metabolismo, desta forma, faz com que mais calorias sejam queimadas. Além disso, ajuda a regular os níveis de glicose no sangue e diminui o apetite.

O hábito de tomar chá verde pode também ajudar a reduzir o consumo de café. O chá, apesar de também conter cafeína, é muito mais saudável. No entando, para observar as suas propriedades medicinais é necessário consumir uma grande quantidade, cerca de quatro xícaras por dia. Porém, pode-se consumir a erva de maneira mais concentrada - o que permite um cosumo menor com os mesmo resultados - através de pílulas ou extrato.

Nenhum comentário: