quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Café com Leite + Pão com Manteiga: Um LUXO!

.
Pular o café da manhã. Muita gente tem esse hábito, que é supercondenado pelos nutricionistas. E não é para menos. Deixar de fazer essa primeira refeição, depois de uma noite de sono, pode resultar em mais fome ao longo do dia e a ingestão de 10% a mais de calorias que o normal. "Hipoglicemia, baixo rendimento, falta de concentração e náuseas também são consequências de ficar sem comer logo cedo".

Assim, é preciso direcionar as escolhas para fazer o desjejum do jeito certo. A primeira refeição do dia deve incluir alimentos com os nutrientes importantes para o organismo. "O café da manhã é a refeição que vai aumentar o metabolismo para as nossas atividades diárias, devendo ser uma refeição energética à base de carboidratos e proteínas".

O tradicional pão é uma ótima pedida e pode ser enriquecido com queijos magros, além de presunto ou peito de peru sem a capa de gordura, boas fontes de proteínas. Até o pão doce pode ser consumido pela manhã, desde que seja "queimado" depois com a ajuda de exercícios físicos. Mas as opções mais saudáveis ainda são as versões integrais. "Os pães integrais contêm mais fibras, vitaminas e minerais, quando comparados com os pães que levam apenas farinha refinada" .

Leite com moderação

Bolos, tortas, sonhos, bombas e outros quitutes confeitados podem ser uma verdadeira perdição na padaria.

Eles não precisam ser abolidos do seu cardápio matinal, mas também não podem tomar conta dele. "Doces pela manhã só com moderação. Eles fazem o organismo produzir mais insulina para dar conta dos picos de glicose, o que retarda o metabolismo e pode se tornar um ciclo vicioso".

Evite os alimentos ricos em gordura saturada e colesterol. "O elevado consumo destes tipos de gordura está relacionado ao desenvolvimento de males como as doenças cardiovasculares". Dessa forma, tente substituir manteiga, ovo frito, omelete, queijos amarelos e salsicha para montar um café da manhã mais saudável. Risque também a pizza, os salgadinhos, como a coxinha, e os folhados.

"Açúcares refinados e achocolatados também devem ser evitados, já que não fornecem nutrientes importantes para o organismo e são de rápida absorção, fazendo com que a sensação de fome volte mais depressa", completa.
Iogurte com granola

Difícil uma padaria que não conte com esta dupla, amigona da dieta. Ricos em fibras, os cereais matinais ajudam a regular o funcionamento do intestino e dão maior sensação de saciedade ao longo do dia, evitando o excesso alimentar e retardando a sensação de fome.

Nenhum comentário: